Enquanto você vai ao supermercado para encher o armário de alimentos (brincadeiras à parte, não precisa estocar grande quantidade de alimentos, para que não falta comida a ninguém), pode valer a pena escolher itens que possam ajudar a protegê-lo contra infecções aumentando assim o sistema imunológico.

Comer certos alimentos não impedirá o coranavirus , mas pode ajudá-lo a aumentar seu sistema imunológico, o que por sua vez pode preparar seu corpo para combater o vírus.

De frutas repletas de vitaminas aos benefícios da sopa de osso de boi, eis os alimentos e ingredientes que melhoram as defesas naturais do corpo, conforme recomendado pelos especialistas.

Uma palavra de advertência, no entanto: se você está no fator de risco, tem uma doença subjacente ou está preocupado com sua saúde, sempre fale com um profissional médico antes de mudar dramaticamente sua dieta.

Uma dieta saudável e equilibrada desempenha um papel vital em permanecer bem. Os seguintes alimentos podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico:

1. Mirtilos

Os mitílos contêm um tipo de flavonóide chamado antocianina, que possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico de uma pessoa. Um estudo de 2016 observou que os flavonóides desempenham um papel essencial no sistema de defesa imunológica do trato respiratório.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que ingeriam alimentos ricos em flavonóides eram menos propensas a ter uma infecção do trato respiratório superior, ou resfriado comum, do que aquelas que não consumiam.

2. Chocolate Preto

O chocolate preto contém um antioxidante chamado teobromina , que pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico, protegendo as células do corpo dos radicais livres.

Os radicais livres são moléculas que o corpo produz quando decompõe os alimentos ou entra em contato com poluentes. Os radicais livres podem danificar as células do corpo e contribuir para a doença.

Apesar de seus benefícios potenciais, o chocolate amargo é rico em gorduras e gordura saturada, por isso é importante comê-lo com moderação.

3. Açafrão

Açafrão é um tempero amarelo que muitas pessoas usam na culinária. Também está presente em alguns medicamentos alternativos. Consumir cúrcuma pode melhorar a resposta imune de uma pessoa. Isto é devido às qualidades da curcumina, um composto em açafrão.

De acordo com uma revisão de 2017 , a curcumina tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios

4. Peixe oleoso

Salmão, atum, sardinha e outros peixes oleosos são uma fonte rica de ácidos graxos ômega-3. De acordo com um relatório de 2014 , a ingestão a longo prazo de ácidos graxos ômega-3 pode reduzir o risco de artrite reumatóide.

A AR é uma condição auto-imune crônica que ocorre quando o sistema imunológico ataca por engano uma parte saudável do corpo.

5. Brócolis

O brócolis é uma outra fonte de vitamina C . Ele também contém antioxidantes potentes, como o sulforafano. Por esses motivos, é uma boa escolha de vegetais comer regularmente para apoiar a saúde do sistema imunológico.

6. Batata-doce

A batata doce é rica em beta-caroteno , um tipo de antioxidante que confere à pele da batata sua cor alaranjada.
O beta-caroteno é uma fonte de vitamina A. Ajuda a tornar a pele saudável e pode até fornecer alguma proteção contra danos à pele causados pelos raios ultravioleta (UV).

7. Espinafre

O espinafre pode estimular o sistema imunológico, pois contém muitos nutrientes e antioxidantes essenciais, incluindo :

✅ flavonóides
✅ carotenóides
✅ vitamina C
✅ vitamin E

As vitaminas C e E podem ajudar a apoiar o sistema imunológico . A pesquisa também indica que os flavonóides podem ajudar a prevenir o resfriado comum em pessoas saudáveis.

8. Gengibre

As pessoas usam gengibre em uma variedade de pratos e sobremesas, bem como em chás.

De acordo com um estudo, o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e provavelmente oferece benefícios à saúde. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar se pode ou não prevenir efetivamente a doença.

9. Alho

O alho é um remédio caseiro comum para a prevenção de resfriados e outras doenças.

Uma revisão analisou se tomar suplementos de alho contendo alicina reduzia o risco de resfriado.

O grupo de participantes que tomou um placebo teve mais que o dobro do número de resfriados entre eles do que aqueles que tomaram suplementos de alho. No entanto, os pesquisadores concluíram que são necessárias mais pesquisas para determinar se o alho pode ou não ajudar a prevenir resfriados.

10. chá verde

O chá verde contém apenas uma pequena quantidade de cafeína, para que as pessoas possam apreciá-lo como uma alternativa ao chá preto ou café . Beber também pode fortalecer o sistema imunológico.

Tal como acontece com os mirtilos, o chá verde contém flavonóides, o que reduzir o risco de resfriado.

11. Kefir

O kefir é uma bebida fermentada que contém culturas vivas de bactérias benéficas para a saúde.

Pesquisas iniciais sugerem que beber kefir pode impulsionar o sistema imunológico. De acordo com uma pesquisa de 2017 , vários estudos mostraram que o consumo regular de kefir pode ajudar com:

⭕ combater bactérias
⭕ reduzindo os sintomas
⭕ aumento da atividade antioxidante

A maioria das pesquisas que apoiam isso foi realizada em animais ou em laboratório. Os pesquisadores precisam realizar estudos adicionais para entender como o kefir pode prevenir doenças em seres humanos.

12. sementes de girassol

Sementes de girassol podem fazer uma adição saborosa a saladas ou tigelas de café da manhã. Eles são uma rica fonte de vitamina E , um antioxidante.

Da mesma maneira que outros antioxidantes, a vitamina E melhora a função imunológica . Isso é feito combatendo os radicais livres, que podem danificar as células.

13. Amêndoas

As amêndoas são outra excelente fonte de vitamina E . Elas também contêm manganês, magnésio e fibra. Um punhado pequeno ou um quarto de xícara de amêndoas é um lanche saudável que pode beneficiar o sistema imunológico.

14. Laranjas ou kiwis

Laranjas e kiwis são uma excelente fonte de vitamina C, que é a vitamina para a qual muitas pessoas recorrem quando sentem frio.

Enquanto os cientistas ainda não sabem exatamente como isso ajuda, a vitamina C pode reduzir a duração dos sintomas comuns do resfriado e melhorar a função do sistema imunológico humano.

15. pimentão vermelho

Para as pessoas que tentam evitar o açúcar nas frutas, o pimentão vermelho é uma excelente fonte alternativa de vitamina C.

Fritar e assar preservam melhor o teor de nutrientes do pimentão vermelho do que cozinhar no vapor, de acordo com um estudo sobre métodos de cozimento.

16. Caldo (ou Sopa) de osso

OK, então não é o mais sexy dos alimentos e é proibido para vegetarianos ou veganos, mas se você é um comedor de carne, o caldo de osso pode ser um ingrediente muito benéfico para uma refeição.

“O caldo de osso está cheio de L-Glutamina, um aminoácido essencial que o corpo não pode fabricar e só pode obter com os alimentos”, diz Yalda.

sistema imunológico

A glutamina apóia o reparo das células, incluindo a parede do trato intestinal. Um intestino saudável e selado é essencial para um forte sistema imunológico.

Se você consegue suportar a ideia de ferver ossos (em água e vinagre), estes são recheados de cálcio, magnésio e potássio, e se você optar pelo caldo de espinha de peixe, também recebe uma dose de iodo.

Existem milhares de alimentos ricos em vitaminas que aumentam a absorção de nutrientes que favorecem o sistema imunológico, é impossível de definir todos aqui.

As seguintes estratégias de estilo de vida podem fortalecer o sistema imunológico de uma pessoa:

✔️ evitando fumar
✔️ exercitando regularmente
✔️ mantendo um peso saudável
✔️ evitar álcool ou beber com moderação
✔️ dormindo o suficiente
✔️ minimizando o estresse
✔️ praticando lavagem correta das mãos e higiene bucal

Sistema Imunológico fortalecido com alimentos adequados.

Apreciar os 15 alimentos que fortalecem o sistema imunológico abordados neste artigo, podem fortalecer o sistema imunológico das pessoas e melhorar sua capacidade de combater infecções e assim ficam menos suscetíveis a ficarem doentes.

Dito isto, é importante lembrar que o sistema imunológico é complexo. Comer uma dieta saudável e equilibrada é apenas uma maneira de apoiar a saúde imunológica.

Também é essencial estar atento aos outros fatores do estilo de vida que podem afetar a saúde do sistema imunológico, como exercitar-se e não fumar.

Qualquer pessoa que tenha resfriados freqüentes ou outras doenças e se preocupe com o sistema imunológico deve conversar com um médico.

Veja também: Chá Anti-Inflamatório

Se você gostou ou tem alguma sugestão de artigos que gostaria de encontrar em nosso site, por favor, deixe um comentário.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ler Políticas de Privacidade Criado por WP RGPD Pro